Conheça nossa história

Em 20 de outubro de 1997, há 23 anos, portanto, nascia, na jurisdição da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, a ARLS Aurora Cearense nº 118, idealizada por um grupo de abnegados irmãos que, na missão de fortalecer um novo rito recém chegado em nossa Grande Loja, o Rito Schroeder, levaram a cabo a tarefa de erguer as colunas da novel Oficina. Dentre os que fizeram parte dessa empreitada estavam os irmãos: José Nonato Gonzaga, Flávio Henrique Garcia Gonçalves, Raimundo Gomes de Albuquerque, Francisco Porto da Silva, Ubirajara Índio de Baturité, José Barbosa Filho, Gutenberg Liberato de Andrade, Francisco das Chagas Cintra Austregésilo, Raimundo Gomes de Albuquerque, Vitoriano Cesar de Assis Filho, José Moreira Barros, José Nogueira de Araújo e José Joais de Araújo Rocha, que foi o seu primeiro Venerável Mestre.



Aberta a nova Oficina, os irmãos deram continuidade a seus trabalhos, promovendo os esforços necessários ao seu engrandecimento e dando o seu melhor para o cumprimento da missão a que se propõem todos os Maçons, a de fazer feliz a humanidade. Acontece que, por problemas internos, os trabalhos da Loja Aurora Cearense nº 118 tomaram outros rumos, e nos meados de janeiro a abril de 2007, a Oficina adormeceu suas colunas. Com tal acontecimento, mais precisamente no dia 10 de Maio de 2007, os irmãos remanescentes da Loja, todos mestres maçons regulares, por terem estreitos laços de fraternidade com a ARLS Caminhos da Luz n. 120, solicitaram ao Venerável Mestre daquela oficina, Irmão Armando Esteves Ferreira, suas transferências, no que de pronto foram atendidos.



A partir daí, transcorreu-se um período de pouco mais de um ano em que a Loja Aurora Cearense nº 118 não exerceu suas atividades maçônicas. Até que, em meados do ano de 2008, um grupo de irmãos, insatisfeitos com os trabalhos da sua Loja Mãe, a ARLS de Messejana José de Alencar nº 94, manifestaram o desejo de fundar uma nova loja maçônica, para nela continuarem a desenvolver seus trabalhos.  Reuniram-se então e, juntos, dirigiram-se ao Sereníssimo Grão Mestre da época, o irmão Etevaldo Barcelos Fontenele, a fim de lhes comunicar as suas intenções, de fundar uma nova Loja maçônica, para o engrandecimento da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará e, porque não dizer, da maçonaria universal. O sereníssimo Grão Mestre ouviu toda a história e, com seu timbre fraternal, aconselhou aos irmãos que não abrissem uma nova loja, mas, sim, reencetassem os trabalhos de uma loja maçônica que acabara de adormecer suas colunas. Renascia ali a ARLS Aurora Cearense nº 118. E precisamente no dia 20/08/2008 da era vulgar, por meio do Ato nº 114/2008, o Sereníssimo Grão Mestre Etevaldo Barcelos Fontenele, considerando que alguns obreiros unidos, solicitaram autorização para reencetar os trabalhos da Loja Aurora Cearense nº 118, resolveu através do mesmo ato, reabrir os trabalhos da Loja, alterar o Rito que era Schroeder para o Rito Escocês Antigo e Aceito; e nomeou o irmão Ernandes Antônio Tabosa Matos para presidir os trabalhos da loja pelo período de 60 (sessenta) dias. Foram filiados a loja Aurora Cearense nº 118, pelo mesmo ato, naquela oportunidade, os irmãos: Antônio Clécio da Cunha Holanda, Antônio de Castro Moura, Antônio Dellani Freire Lima, Antônio Kilder Melo Torres, Francisco Otazan de Souza, Osmar Teixeira de Moura Filho, Vicente de Moura Filho (in memorian), Adelvane Ramalho da Silva, Danilo Freitas Sousa, João Pereira de Oliveira, Paulo Geovany Oliveira Alencar, Raimundo Nonato Lourenço Braúna, Antônio Menezes Oliveira Neto, Francisco Ednardo Costa, Raimundo Genivaldo de Sousa e Ronaldo Canato Molina. A primeira reunião da loja com os novos obreiros se deu no dia 05.09.2008 e por necessidade da Loja, a presidência dos trabalhos pelo Irmão Ernandes Antônio Tabosa Matos se estendeu até o dia 06.02.2009.



Após essa data, por meio de um consenso entre os irmãos do quadro, foi eleito, para o biênio 2009/2010, um novo Venerável Mestre. Estava ali instalado o Mestre Maçom Antônio de Castro Moura, sendo sua instalação presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele, no dia 06.02.2009, contando com a presença de todos os irmãos do quadro, bem como de nada mais nada menos que 51 visitantes, para tão expressiva manifestação de solidariedade à Loja e ao irmão ora empossado.



Cumprido com suas obrigações de presidente da Renascida oficina, o venerável mestre Antônio de Castro Moura, além de outros trabalhos importantes para a maçonaria, fez florescer a Aurora Cearense e preparou o terreno para que a Loja seguisse seu caminho de prosperidade.



Sucederam-lhe nessa missão, como Veneráveis Mestres, os irmãos Antônio Clécio da Cunha Holanda, no biênio 2010/2012, Francisco Otazan de Sousa, no biênio 2012/2014, Fernando César Cidrão Guedes, nos biênios 2014/2016 e 2016/2018, e Francisco Josifran Magalhães Alves, no biêncio 2018/2020 e atual Venerável Mestre para o biênio 2020/2022, sendo este último o primeiro Venerável Mestre nascido na própria Aurora Cearense, o que demonstra o amadurecimento de nossa Oficina e o bom trabalho realizado pelos irmãos que o precederam.



Hoje, a ARLS Aurora Cearense nº 118 conta com 28 obreiros regulares em seu quadro, além de 14 filiados livres, sendo uma das oficinas que mais recebe visitantes em nossa jurisdição. Posto conquistado em grande parte pela maneira carinhosa e fraterna com que sempre recebe aqueles que prestigiam seus trabalhos.



Atualmente, a Loja se reúne no Templo Moisés Santiago Pimentel, no bairro José Walter, às quintas-feiras, e tem como anfitriã a ARLS Fraternidade e Justiça nº 48, coirmã e parceira sempre presente nos eventos realizados por nossa Oficina.



Por fim, esta é a resumida história dessa Loja que, embora tenha pouco tempo de existência, já deixou um imenso legado para a Maçonaria Cearense, realizando seus trabalhos com toda força e vigor, cumprindo seu papel social e participando da construção de uma sociedade mais justa e perfeita! Nosso eterno agradecimento a todos aqueles que compõem a família Aurora Cearense nº 118.